Hoje gostaria de indicar um grande poeta, contista, ensaísta, Fernando Pessoa, grande poeta português. Ele tinha muitos heterônimos, Fernando Pessoa criou pessoas com personalidades e estilos de escrever diferentes. Deixo aqui uma poesia de Pessoa para seu deleite.
À NOITEO silêncio é teu gémeo no Infinito.Quem te conhece, sabe não buscar.Morte visível, vens dessedentarO vago mundo, o mundo estreito e aflito.Se os teus abismos constelados fito,Não sei quem sou ou qual o fim a darA tanta dor, a tanta ânsia parDo sonho, e a tanto incerto em que medito.Que vislumbre escondido de melhoresDias ou horas no teu campo cabe?Véu nupcial do fim de fins e dores.Nem sei a angústia que vens consolar-me.Deixa que eu durma, deixa que eu acabeE que a luz nunca venha despertar-me!
14-9-1919
Novas Poesias Inéditas. Fernando Pessoa. (Direcção, recolha e notas de Maria do Rosário Marques Sabino e Adelaide Maria Monteiro Sereno.) Lisboa: Ática, 1973 (4ª ed. 1993). - 37.
Hoje gostaria de indicar um grande poeta, contista, ensaísta, Fernando Pessoa, grande poeta português. Ele tinha muitos heterônimos, Fernando Pessoa criou pessoas com personalidades e estilos de escrever diferentes. Deixo aqui uma poesia de Pessoa para seu deleite.
À NOITE O silêncio é teu gémeo no Infinito. Quem te conhece, sabe não buscar. Morte visível, vens dessedentar O vago mundo, o mundo estreito e aflito. Se os teus abismos constelados fito, Não sei quem sou ou qual o fim a dar A tanta dor, a tanta ânsia par Do sonho, e a tanto incerto em que medito. Que vislumbre escondido de melhores Dias ou horas no teu campo cabe? Véu nupcial do fim de fins e dores. Nem sei a angústia que vens consolar-me. Deixa que eu durma, deixa que eu acabe E que a luz nunca venha despertar-me!
14-9-1919
Novas Poesias Inéditas. Fernando Pessoa. (Direcção, recolha e notas de Maria do Rosário Marques Sabino e Adelaide Maria Monteiro Sereno.) Lisboa: Ática, 1973 (4ª ed. 1993). - 37.
É possível ter acesso a toda a obra da vida de Fernando Pessoa no site http://arquivopessoa.net/
Boa leitura!